quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Todos os tipo de conhecimento nos deixam muitas dúvidas, ao lado de algumas certeza. Mesmo sendo aparelhado, o homem é limitado em sua capacidade de captar as reais propriedades dos objetos.
Inúmeras vezes, filósofos e cisntistas proclamaram "Eis a verdade!", para logo em seguida serem contestados por novas descobertas e conclusões.
A objetividade do conhecimento depende da capacidade de percepção do sujeito, dos meios que possui para ter acesso ao dado objetivo. Isso equivale dizer que o conhecimento é limitadi pelo "ponto de vista" do sujeito, pela maneira como os dados são vistos do ponto onde o sujeito o enxerga. Esse "ponto" pode ser geográfico, histórico, cultural, técnico, psicológico, etc. Imagine as diferentes descrições "verdadeiras" que seriam dadas de uma onda no mar vista:

- por um homem a cinco metros dela

- por um homem a 2 mil metros dela

- por um surfista sobre ela

por um homem deitado na areia da praia

QUAL DESSAS DESCRIÇÕES MOSTRARIA AVERDADEIRA ONDA?

E note que só estamos questionando a verdade de uma simples descrição baseada nos sentidos...
No nosso entendimento de realidade, e sua consequente utililização, é lento e gradativo. São nossas limitações de conhecimento que um dia nos fizeram pensar que a Terra era o centro imóvel do universo, que nossas neuroses e psicoses fossem demônios e que o trovão era Deus.

Nenhum comentário: