sábado, 12 de janeiro de 2008

Conhecimento lógico ou intelectual

Diferentemente dos outros animais, o homem consegue ultrapassar os dados captados pelos sentidos. Em outras palavras, o homem tem a capacidade de abstrair, de conservar imagens de objetos que captou, mesmo sem tê-los mais presentes. E mais: dos objetos o homem capta somente as características essenciais, não considerando as qualidades secundárias de cada ser. Por exemplo, a imagem ou conceito que temos de cavalo não traz as cores nem peculiaridades de cada indivíduo da espécie equina. A partir das imagens, o hemem raciocina, combinando-as e tirando conclusões.
A combinação dos dados possibilita analisar, comparar, articular e unir, gerando conceitos, definições e leis indispensáveis ao entendimento (e consequente utilização) da realidade. É pelo raciocínio que percebemos o conjunto dos objetos formais, tais como as figuras geométricas, os números, a relação causa-efeito, a gravitação dos corpos, etc.
Combinando dados, descobrimos que "a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa", que "E = mc² e que "dois pontos materiasse atraem à distância com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distÂncia que os separa".
Ao conhecimento que vai além de nossos sentidos percebem, chamamos lógico ou intelectual.

Um comentário:

Unknown disse...

não da para entender nada