quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Conhecimento de fé

Há objetos da realidade cujas propriedades escapam tanto a nossos sentidos quanto a nosso raciocínio , impedindo que deles tenhamos dados empíricos ou dados intelectuais. Não podemos, por exemplo, saber o que se passa exatamente na cabeça do outro, o que realmente ele está pensando, nem o que está sentindo. Também não sabemos com certeza o que acontece conosco após nossa morte biológica.
Como lidamos com essas realidades? Acreditando na opinião de terceiros. A crença consiste na aceitação de dados na forma como outras pessoas propõem. Quando pergunto a alguém: "O que você pensa sobre mim?", nunca terei certeza daquilo que a pessoa realmente pensa: só posso acreditar no que ela me diz. Ou quando digo que "após a morte, vou para o céu", estou aceitando um dado que me foi transmitido por uma religião, na qual eu acredito.
O conhecimento de fé baseia-se, pois, na autoridade de terceiros. Constitui um voto de confiança no que os outros afirmam. Por isso, a fé não é objeto da Filosofia, uma vez que esta se fundamenta apenas em dados racionais.

Nenhum comentário: